lorem ipsul

Língua de Sinais neste Blog irá mostrar que não é nada estático e definido matematicamente, pois sofre influências culturais, sociais e regionais como qualquer outra língua. E que o respeito por um cidadão Deficiente Auditivo, é querer que o mesmo faça parte da nação, sendo assim um indivíduo atuante e capaz de exercer a sua profissão.

" A LEITURA DO MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA" Paulo Freire

terça-feira, 17 de maio de 2011

LIBRAS, Cultura Surda e Comunidade Surda.

A LIBRAS é a língua da comunidade surda brasileira. Tem suas regras gramaticais próprias, possibilitando assim, o desenvolvimento linguístico da pessoa surda, favorecendo o seu acesso aos conhecimentos existentes na sociedade.
Os sinais são formados a partir de parâmetros, como a combinação do movimento das mãos com um determinado formato num determinado lugar, podendo este lugar, ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo.

Os parâmetros da LIBRAS são:

- Configuração das mãos;
- Locação;
- Movimentos;
- Orientação das mãos;
- Expressão facial e/ou corporal.

Nesta combinação se obtém o sinal. Portanto, produzir sinais é combinar esses parâmetros para a formação das frases e textos num determinado contexto.

Há uma grande confusão e discussão em torno da aceitação ou não da LIBRAS por alguns ouvintes, devido às influências e preconceitos sociais, mas pode-se verificar alguns pontos importantes que devem ser considerados:

- A LIBRAS é a língua das comunidades surdas: foi criada e é usada pelos surdos no Brasil;
- O desenvolvimento lingüístico, cognitivo, afetivo, sociocultural e acadêmico não dependem da audição, mas sim da aquisição e desenvolvimento da língua de sinais;
- A LIBRAS propicia o desenvolvimento lingüístico e cognitivo da criança surda, favorecendo a produção escrita, servindo de apoio para a leitura e compreensão dos textos.


Fonte: Texto extraído do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura/Modalidade a Distância - UFGRS.










Nenhum comentário:

Postar um comentário