lorem ipsul

Língua de Sinais neste Blog irá mostrar que não é nada estático e definido matematicamente, pois sofre influências culturais, sociais e regionais como qualquer outra língua. E que o respeito por um cidadão Deficiente Auditivo, é querer que o mesmo faça parte da nação, sendo assim um indivíduo atuante e capaz de exercer a sua profissão.

" A LEITURA DO MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA" Paulo Freire

terça-feira, 24 de maio de 2011

Os sinais se formam a partir da combinação do movimento das mãos através de configurações de mão.

(Quadros e Karnopp, 2004, p. 51)



Este sinal é ‘copo’, possui a configuração de mão se usa o movimento e o sinal tem de estar na locação de boca. Assim todos os parâmetros formam um sinal que significa copo.
       Os articuladores primários das línguas de sinais são as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinados pontos (locações) neste espaço. A combinação destas unidades menores sem significado pode formar as palavras na língua de sinais. Ao combiná-las, podemos identificar quais são realmente relevantes na língua de sinais, assim identificamos os “fonemas” da língua de sinais.

         Identificam-se as configurações de mão, as locações e os movimentos que têm um caráter distintivo. Isso pode ser feito comparando-se pares de sinais que são minimamente diferentes. Os parâmetros fonológicos estão ilustrados na figura a seguir, em que se observa que o contraste de apenas um dos parâmetros provoca diferença no significado dos sinais.


Pares de sinais que são minimamente diferentes
(Quadros e Karnopp, 2004, p. 52)

No próximo Post veremos mais sobre a configuração de mãos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário